Banda Marcial está em festa.


Considerada pela população cubatense como um dos orgulhos da cidade, a Banda Marcial comemora vinte anos de existência em 2010. Realizou sua primeira apresentação pública no desfile cívico de 9 de abril de 1990, como Fanfarra Municipal de Cubatão. A então fanfarra, criada pela profa. Edna Maria Lemos Moura e pelo maestro Alexandre Felipe Gomes, tinha como sede a Escola Estadual Castelo Branco, no Jardim Casqueiro. Segundo o maestro, a sede foi escolhida a partir de uma política de descentralização das atividades culturais, dando assim possibilidades de acesso a uma fatia maior da nossa população aos projetos artísticos de então.
Nos primeiros anos, a então fanfarra tinha uma característica de um grupo musical estudantil, que viajava muito atendendo a diversos convites e sempre representando Cubatão com muita alegria e dignidade. Neste período, chegou a apresentar-se em mais de 50 cidades do nosso estado. Com a mudança do grupo para o centro de Cubatão, surgiu de forma natural a necessidade de ampliar os recursos técnicos do instrumental e desta maneira, a Fanfarra foi oficializada como Banda Marcial Municipal em 2003.
Mais de 1500 jovens cubatenses participaram deste grupo em todos estes anos, seja no corpo musical ou no coreográfico.
Segundo Felipe Gomes, o atual diretor do Conservatório Musical de Cubatão, Reginaldo Nascimento foi músico da então fanfarra, assim como o maestro da Banda Musical de Cambuquira (MG), Hananias Messias. Sempre que encontro os integrantes antigos, surgem lembranças maravilhosas de um passado inesquecível, diz o maestro.
Hoje, a Banda Marcial é considerada um grupo artístico importante a nível nacional, mas também uma escola profissionalizante, pois vários de seus integrantes ingressaram em grupos como a Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais (RJ), Banda do 2o BIL(São Vicente), Banda Sinfônica Jovem do Estado de SP, Orquestra Sinfônica Heliópolis, de Santos, Santo André, Experimental de Repertório entre outras. Outros músicos atuam ainda profissionalmente acompanhando grandes nomes da nossa MPB ,como regentes de bandas escolares ou como professores de música. O grupo realizou ainda duas tournees no Chile,fato que irmanou as cidades de Mellipila e Cubatão. Através deste intercambio criado, nossa cidade já recebeu diversos grupos culturais chilenos, além do prefeito daquela cidade.
Segundo o maestro, Alexandre, hoje a Banda Marcial busca uma sonoridade única, através de uma combinação instrumental inusitada a nível mundial. Tendo total apoio da Secretaria de Cultura e do Maestro Roberto Farias, seu Coordenador Técnico, o grupo pensa grande, tendo inclusive estreado mundialmente diversas transcrições inéditas de difícil execução. Uma delas, a "Funeral March" de Mendelson foi gravada por um anônimo atraves de um celular em um concerto na nossa Igreja Matriz e colocado na internet (youtube) pelo mesmo. Para a surpresa de todos, este vídeo está com mais de 150 mil acessos feitos por pessoas de todo o mundo.
Segundo a Secretária de Cultura, Patrícia Campinas, durante o ano haverão ainda eventos especiais para marcar estes vinte anos de tão bela história.
Então vamos comemorar juntos este aniversário da nossa Banda Marcial Municipal de Cubatão.